Imagem capa - Capas, diagramação e muiiita inspiração! por Teca Avelar Fotografia
álbuns impressos

Capas, diagramação e muiiita inspiração!

Não é novidade que eu AMO fazer as capas dos meus álbuns. Diagramar é um talento que eu fui (e continuo) lapidando com o tempo. Longe de ser uma designer ou uma especialista, modéstia à parte, eu gosto cada vez mais das minhas capas.
Quem acompanha meus stories no Instagram vê que volta e meia eu posto vídeos contando um pouco sobre como é esse processo; tanto quando sai tudo perfeito, como quando dá tudo errado. kkkkkk
Sim, isso porque fazer uma capa exige criatividade. E tem dias que ela não vêm por nada nesse mundo! Eu tento, mexo e não consigo achar legal. Quando isso acontece, apago tudo e parto pra outra tarefa; deixando essa parte de criação para um momento em que as coisas fluam como tem que ser.
Adoro essa parte de criar, pesquisar, inventar, sair do zero, imaginar um resultado e batalhar por ele! Mas como eu faço isso?
Bom, a coisa mais importante é realmente estar inspirado. É estar num dia criativo. E estando; a segunda etapa é sair para buscar referências e inspirações.
E sabem onde eu busco inspirações?
Nos próprios elementos referentes ao trabalho. Assim: usando as cores que foram usadas na festa, se for um parto, como no exemplo, peço pra cliente me falar sobre suas preferências ou ainda me mandar uma foto do quartinho do bebê. Sempre, sempre, sempre busco alinhar essa comunicação; afinal, o álbum é o livro que conta aquela história. Então, a capa precisa - na minha opinião - estar de acordo com o recheio, certo?
Para ilustrar isso tudo, fiz duas imagens de álbuns que fiz recentemente, detalhando de onde tirei cada elemento para alcançar os resultados que eu queria.
Olha aqui como ficaram:


            Essa foi a capa do álbum do parto do Enrico. A foto do quartinho dele me serviu de base para criar. ;)


            Essa é a capa do álbum da festa de um aninho do João. O bolo foi a minha maior referência.


E aí, gostaram?