Sobre Teca Avelar, ensaio gestante, Rio de Janeiro

Prazer!

Fotógrafa de gestantes e famílias há sete anos, posso dizer que a fotografia é uma paixão que virou profissão. De lá pra cá, tive o prazer de registrar inúmeras famílias em momentos únicos: aqueles que queremos guardar para sempre para que possam passar de geração em geração.
Afinal, o que é a fotografia, se não história? E tem coisa mais gostosa do que contar e ouvir histórias? Eu AMO!

Amo revirar esse baú de lembranças, de quem fomos, com quem estivemos, do que gostamos. Amo saber que meu trabalho é instrumento de proximidade e conexão. Que a fotografia é meio para uma viagem no tempo, para matar a saudade, para ver e ser visto. Instrumento para nos ajudar com a memória, para que nada daquilo que amamos deixe de ser lembrado.

Sou mãe da Sofia, carioca, jornalista e fotógrafa. Na fotografia encontrei a tal fórmula mágica de fazer o que amo e assim, não ter a sensação de estar trabalhando - não quando isso quer dizer sofrer para realizar. Muito pelo contrário; fotografar pessoas é a minha maior paixão. E fotografar as gestantes é um prazer ainda maior: eu ameiii ficar grávida. Amei cada vez que senti minha filha mexendo aqui dentro. Amei ver a barriga crescer, amei amamentar apesar das dores e medos iniciais.

Ou seja, a fotografia não é algo à parte na minha vida. É minha profissão, minha paixão, reflexo de quem sou, do que vivo e das tantas pessoas incríveis que se abrem para as minhas lentes.

De forma natural, simples e afetiva, o que eu quero é registrar cada vez mais famílias em suas essências. De verdade, carregada de sentimento e significado: assim é a fotografia que eu faço pra você.